domingo, 6 de junho de 2010

DISLEXIA

Dislexia: transtorno de aprendizagem.



Dentre os inúmeros transtornos de aprendizagem presentes no CID, a dislexia é um dos que acometem uma parcela mais expressiva da população, algo em torno dos 14% na esfera mundial.

O aluno disléxico apresenta dificuldades em escrever, dificuldades com a ortografia e lentidão na aprendizagem da leitura. Frequentemente esses sintomas veem acompanhados de outros transtornos como a disgrafia (letra ilegível), discalculia (dificuldade em matemática, sobretudo com símbolos e com a tabuada), dificuldades com a organização e memória de curto prazo, dificuldades em seguir indicações de caminhos ou circuítos de tarefas complexas, dificuldades de compreender textos escritos ou uma segunda língua, entre outros.

Esses sintomas podem começar a aparecer desde a infância, cabe aos pais observarem e compartilharem tais característica da criança com o educador no momento da alfabetização, já que é nesta hora que pode-se verificar se a criança possui ou não dislexia.

Com a volta às aulas, esse é um desafio que se apresenta aos profissionais de ensino de todas as redes escolares públicas e privadas.

Reconhecer o aluno portador de dislexia e promover situações que deem oportunidade para esse aluno aprender dentro de suas possibilidades e em conformidade com seus pares é uma tarefa desfiadora e que deve ser levada a sério pelos educadores.

No contexto escolar é muito importante que os professores se dispam de preconceitos em relação aos alunos, na educação os rótulos são dispensáveis, visto que alunos portadores de transtornos de aprendizagem na maioria das vezes são taxados como preguiçosos, desatentos e sem interesse pelas tarefas escolares. Em contrapartida essas crianças tornam-se alunos infelizes e perdem o gosto pela sala de aula, uma vez que necessitam de estímulos diferentes para adquirirem as competências propostas pelo professor.

Uma vez diagnosticada tal dificuldade não cabe ao professor tratar desse aluno, esse deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta por psicopedagogo clínico, psicólogo e fonoaudiólogo que deverão indicar qual o tratamento específico para cada caso e a indicação de acompanhamento por outros profissionais se houver necessidade.

Ao educador cabe conduzir essa criança por um processo de aprendizagem que lhe proporcione uma aprendizagem significativa e dentro das possibilidades que ela pode corresponder. O aluno disléxico sempre consegue contornar suas dificuldades e encontrar seu caminho, ele constrói sua própria lógica e o educador tem que se mostrar sensível e capaz de aprender junto com ele.


Escrito por Daiane Lopes às 00h34

Nenhum comentário:

Postar um comentário